Existem várias versões sobre a origem do 1º de abril, uma data comemorada, vamos dizer assim, em muitos outros países. A mais provável tem a ver com a entrada em vigor do calendário gregoriano, que antecipou em três meses o início do ano. Os conservadores não gostaram e passaram a definir a data como o dia da mentira. Mas a resposta dos modernistas não tardou e no “novo” 1º de abril passaram a distribuir convites para festas inexistentes na casa dos conservadores.
Todo mundo conhece uma boa mentira ou um bom trote de 1º de abril e com a internet as histórias ficaram mais engraçadas, independentes se ocorridas ou não na data em questão. Afinal, um dia só por ano para pregar uma peça emalguém é muito pouco. A minha preferida, por sinal, acontreceu num mês de junho, numa aldeia ao sul de Portugal.
Alguns gaiatos fizeram circular panfletos anunciando uma “mamografia coletiva” que seria realizada por satélite. No dia marcado várias mulheres foram para o quintal com os seios de fora acreditando piamente no avanço da tecnologia. O “trote” só foi descoberto dois dias depois com a manchete de bem-humorado editor. “Satélite põe mamas ao léu”, assinalou no ato da página do Correio da Manhã, um dos mais importantes diários de Portugal.
A história completa pode ser lida nos arquivos do próprio jornal. Acesse www.correiomanha.pt e pesquise a expressão “mamografia por satélite”, assim mesmo, com aspas.
Uma das “pegadinhas” mais polêmicas no mundo virtual foi criada por dois adolescentes americanos que criaram o site Bonsai Kitten. O destaque do site era uma inverossímel “técnica milenar de miniaturalização de árvores e plantas, adaptada pelo doutor Michael Wong Chang parauso em seres vivos. As fotos no site mostravam inocentes gatinhos transformados em cinzeiros ou garrafas decorativas.
Até o FBI foi chamado a investigar tamanha crueldade contra os animais, mas logo se descobriu que tudo no site, inclusive o tal doutor Chang, não passava de uma brincadeira - de gosto duvidoso, é bem verdade. Os dois adolescentes foram processados judicialmente pela Associação Americana de Proteção aos Animais por não deixarem claro que as receitas para “engarrafar gatos” não tinham fundamento e poderia induzir pessoas a experimentar as tais fórmulas.
Outra piada muito bem montada pode ser vista no endereço www.malepregnancy.com. Já na página de abertura, o site destaca uma capa da revista Time com a foto de um homem oriental no oitavo mês de gravidez. O site está hospedado no Randolph Y. Teasley Hospital e a técnica para engravidar o tal homenzinho que aparece na foto foi desenvolvida pela GenoChoice, “o principal centro de pesquisas em reprodução humana em todo mundo”.
A Time, que fique bem claro, nunca publicou tal matéria e tanto o hospital quanto o centro de pesquisa citados existem apenas na mente de Lee Mingwei e de Virgil Wong, ambos artistas plásticos que decidiram usar a tecnologia para chocar a sociedade. Uma área do site mostra até os batimentos cardíacos do bebê em “tempo real”.
Com um novo 1º de abril chegando todo cuidado é pouco, principalmente para quem passa horas e horas na internet. E se o amigo leitor conhece um bom trote sobre o dia da mentira, use o link abaixo para contar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário