29 de mar. de 2007

Vó Lucíola, da Mangueira, carioca centenária

E por falar na turma da Terceira Idade, o IBGE garante que sete anos atrás existiam na Cidade Maravilhosa exatamente 952 pessoas com idade igual ou acima de 100 anos. Com um pouco de esforço, dá para fazer uma lista com todos eles. Como não fiz a tal lista, cito apenas uma que em setembro estará completando 107 anos de idade. Estamos falando de Vó Lucíola, figura querida na Mangueira, mas pouco conhecida fora dos domínios territoriais do morro que é sinômimo de samba.

Vó Lucíola, foi uma das primeiras moradoras da Mangueira. Quem deu o terreno onde o seu pai construiu a casa – no mesmo lugar onde hoje fica a quadra da Estação Primeira – foi mestre Candinho, que cuidava dos cavalos do imperador Pedro II e por isso mesmo era pessoa temida e respeitada por todos. Quando decidiram pelo local da quadra da Escola de Samba a família de Vó Lucíola mudou-se para uma casa de tijolos – a primeira no morro – no local onde hoje é conhecido como “Buraco Quente”.

Estive com Vó Lucíola não faz muito tempo. Detalhe curioso: Vó Lucíola tem 14 filhos, 69 netos, 119 e bisnetos e 40 tataranetos. Isto se não nasceu mais algum nos últimos nove meses, quando tive a honra de entrevistá-la. Na saída ganhei um beijo de presente e a certeza de que ainda resta um fio de esperança. Tomara que esteja tudo bem com ela e com o seu inseparável cachimbo.


Nenhum comentário: