18 de ago. de 2006

"Alunos de segunda classe" (2)

O empresário ex-professor disse que a idéia era "até meritosa, embora utópica". Argumentou que a experiência de mais de 30 anos "de magistério" permitia a ele distingüir os alunos que teriam um belo futuro profissional daqueles que ficariam para trás". Besteira pura para esconder um objetivo não declarado: o marketing (R$$$$$) que rende apresentar todos os anos 10 ou 15 alunos aprovados em primeiro lugar em vários cursos e faculdades. São esses 10 ou 15 nomes, na verdade, que sustentam o negócio e geram lucros astronômicos com a enxurrada de novos alunos levados por pais atraídos pela eficiente publicidade. Ex-dono de cursinho nos anos 80, o agora bem sucedido empresário descobriu o caminho das pedras. Juntar trezentos para selecionar 10 ou 15 e manter a fama de ser um dos colégios com maior índice de aprovação no vestibular. Os outros continuarão a ser "os outros". Alunos de segunda classe, cuja única missão é sustentar a lucrativa engrenagem.

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